25 Privilégios de que Homens Usufruem Simplesmente por serem Homens

Reconhecer os próprios privilégios é o primeiro passo para entender sistemas de opressão e lutar contra eles.

homens

Há um tempo atrás, escrevi um texto com uma lista de privilégios de que brancos usufruem simplesmente por serem brancos. Antes da lista fiz um paralelo com o machismo, apontando que os homens que negam que usufruem de uma série de privilégios por serem homens são muito similares aos brancos que negam que usufruem de privilégios por serem brancos. O paralelo com o machismo, no entanto, parou por aí, porque o texto era sobre racismo.

Pois bem. Eis que me chega um e-mail de um leitor fazendo a seguinte pergunta: “affe, mas que privilégios são esses que você diz que os homens têm? Não entendi!”.  – Motivo pelo qual estou escrevendo este texto.

homensDesafio aceito!

 

Antes de começar a lista, no entanto, vale uma rápida reflexão sobre privilégios. Ou, mais especificamente, sobre por que, na imensa maioria dos casos, os indivíduos que gozam de privilégios em uma sociedade machista e racista são completamente cegos a eles, a não ser que alguém os golpeie bem no meio da fuça com textos, exemplos, estatísticas, livros de História e até desenhos, em alguns casos. E por que mesmo assim muitos ainda vão ignorar os golpes ou tirar justificativas do rabo para tentar provar que nada disso é culpa de machismo e racismo, porque oras, querida, essas coisas nem existem mais, é tudo invenção dessa sua linda cabecinha maluca.

homensTudo exagero, querida! Agora, por favor, vamos falar do que interessa; você lavou minha camisa azul?

 

“Vitimista” costuma ser o xingamento preferido dessas pessoas que, sem conhecimento de causa, classificam obstáculos e violências vividas por outros como invenções ou exageros. Como eu já refleti antes, isso é não só uma forma de tentar calar aqueles que têm a “audácia” de querer ter suas vozes ouvidas depois de séculos de silenciamento, mas também de se proteger. Uma porque ao reconhecer seus privilégios, o indivíduo inevitavelmente precisa se reconhecer também no papel de opressor/agressor. E outra porque a partir desse reconhecimento, não há mais justificativas para não iniciar um processo de mudanças profundas em termos de comportamentos, atitudes e visões de mundo (a não ser que você seja um babaca, é claro). Porque esses dois desdobramentos podem ser profundamente dolorosos, muitos se acovardam e optam por negar seus privilégios.

Mas, sempre existem aqueles que estão dispostos a passar por esse processo, pois entendem que reconhecer os próprios privilégios é o primeiro passo para lutar contra sistemas de opressão. É a essas pessoas que textos como esse são dirigidos. Mas antes de ler a lista de privilégios com atenção, leia com ainda mais atenção as observações abaixo (principalmente se você for homem):

OBS1: A lista abaixo se refere especificamente a homens cis, isto é, homens que se identificam e se expressam socialmente de acordo com o gênero que lhes foi designado ao nascer. É possível, também, que outras circunstâncias – como etnia, orientação sexual e classe social – impeçam que homens cis usufruam dos privilégios abaixo. É importante entender, no entanto, que seja qual for o motivo pelo qual um homem não usufrui de algum desses privilégios, dificilmente será porque ele é homem. Por outro lado, mulheres não usufruem desses privilégios especificamente por serem mulheres.

OBS2: Antes que você corra para os comentários para falar que homens também sofrem, porque ‘homem não pode chorar’, ‘homem tem que ser forte’, ‘homem tem que ser másculo’, ‘homem tem que ‘prover’, etc, etc, etc, lembre-se: nada disso se converte em privilégio para as mulheres. Pelo contrário. 

OBS3: Sim, sim, sim. Todo mundo entende que não é porque um homem usufrui desses privilégios, que sua vida é um mar de rosas. Não estamos comparando a situação de vida de indivíduos, mas sim demonstrando que mulheres sofrem uma série de preconceitos e enfrentam inúmeros obstáculos que homens não enfrentam simplesmente por serem homens. Isso acaba resultando em um sistema em que os homens são privilegiados simplesmente por não sofrerem ou não terem que enfrentar essa merda toda. E esse privilégio todo é o que faz com que o sistema de opressão machista continue passando de geração para geração.

Bem, agora que já tiramos isso do caminho, siga em frente. Mas lembre-se: o objetivo aqui não é ficar se sentindo culpado, mas sim se tornar consciente e, consequentemente, um agente de mudança.

25 Privilégios de que Homens Usufruem Simplesmente por       Serem Homens

  • Homens podem sair na rua sozinhos sem o medo de serem assediados a cada esquina – e sem o medo de que um dia os assédios virem estupro, e o estupro vire morte.
  • Homens podem ficar chateados ou de mau-humor sem que a culpa por isso seja automaticamente atribuída ao seu gênero.
  • Homens não precisam lidar com o fato de terem seus corpos controlados, e constantemente objetificados e desumanizados.

homens

  • Homens não precisam lidar com o fato de ter o próprio nome do seu gênero usado como xingamento. (Ex: “Você dirige como uma mulher!”, “Você é uma mulherzinha!”).
  • O valor de um homem é determinado por coisas que ele tem autonomia para mudar –  sua integridade, sua competência, suas habilidades -, ao contrário de mulheres, que têm o seu valor determinado pela sua aparência. Além disso, homens não precisam suportar o bombardeio incessante de uma mídia que dita o tempo todo como deve ser o seu corpo e a sua aparência, como se disso dependesse a sua vida.
  • Um homem pode não fazer as unhas, não cuidar dos cabelos, não se depilar, não ligar para rugas, estrias e celulites, e mesmo assim não ser taxado de porco ou relaxado por isso. Consequentemente, eles têm muito mais tempo livre por não terem que “lidar” com partes completamente normais de seus corpos (e economizam um dinheirão também!). Como bem lembrou Tina Fey, no Globo de Ouro do ano passado:

“O visual de Steve Carrell no filme Foxcatcher – Uma História que Mudou o Mundo demorava duas horas para montar, incluindo cabelo e maquiagem. Só como comparação, eu levei três horas hoje para me arrumar para o meu papel de mulher humana”. 

  • Quando um homem liga a televisão, vai ao cinema ou abre um livro, na maioria das vezes os protagonistas e heróis são homens.
  • Homens têm sua confiança, autoestima e senso de importância na sociedade fortalecidos pelo fato de a grande maioria dos personagens históricos que estudamos na escola serem homens, assim como a maior parte dos governantes e CEOs no Brasil e no mundo.
  • Homens tem o privilégio de serem tratados como o padrão que define a humanidade. Ex: “O homem foi à lua”, “o homem é um animal racional”, etc.
  • Homens não têm a sua mobilidade restrita por serem homens.

homens

  • Homens não têm os seus órgãos reprodutivos controlados e policiados pelo governo e não correm o risco de morrer quando não querem um filho.
  • Homens não precisam pensar no que significa para eles o fato de 50,3% dos homicídios de mulheres no Brasil serem cometidos por familiares (sendo 33,2% por parceiros ou ex-parceiros), ou que um estupro acontece a cada 11 minutos, ou que uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil a cada 4 minutos.
  • Homens não precisam pensar no que significa para eles o fato de a vasta maioria das vítimas de tráfico sexual serem mulheres.
  • Homens podem passar pelo período difícil da puberdade sem ter que lidar com a realidade de se tornar repentinamente um objeto de desejo para homens de todas as idades (e ser muito assediado por isso).
  • Homens são livres para transar quantas vezes quiserem sem sofrer nenhum julgamento negativo, enquanto mulheres têm a sua sexualidade controlada o tempo todo.

homens

  • Homens podem praticar qualquer uma das três grande religiões monoteístas no mundo sem ter o seu gênero associado ao mal e ao pecado pela sua fé (e sofrer as consequências por isso).
  • Um homem pode ser descuidado com dinheiro, sem que essa característica seja atribuída ao fato de ele ser homem.
  • Homens não precisam se preocupar se ganham um salário menor que seus colegas que fazem exatamente o mesmo serviço.
  • Se um homem diz que alguém o violentou ou atacou, as pessoas acreditam nele.
  • Se um homem ataca uma mulher, mas nega, sua palavra terá mais peso do que a dela, que terá que ouvir coisas como: “mas você estava com essa roupa?”, “estava sozinha na rua?”, “tinha bebido?”.
  • Homens podem se vestir como quiserem, sem correr o risco de ter isso usado contra si no caso de um ataque.
  • Se um homem tem dificuldade para aprender algum assunto ou para obter sucesso em alguma área, isso não é imediatamente atribuído ao fato de ele ser homem.

homens

  • Se um homem é entrevistado para uma vaga de emprego, ele não precisa se preocupar se o empregador vai avaliar negativamente o fato de ele ter filhos, ou mesmo a possibilidade de ele ter filhos.

homens

  • No geral, homens trabalham menos que a metade do que as mulheres trabalham, dado que as responsabilidades pelos trabalhos domésticos e criação dos filhos recaem apenas sobre elas. Isso significa que eles têm muito mais tempo. Tempo para crescer na carreira, tempo para ingressar na política, tempo para estudar, etc.
  • Homens quase nunca são duramente criticados ou ostracizados se abandonam os filhos ou não contribuem para a sua criação, bastando uma troca de fraldas para redimi-los como o Pai do Ano aos olhos da sociedade.

Leia também 25 Privilégios de que Brancos Usufruem Simplesmente por Serem Brancos; e 5 Situações Idênticas que Geram Elogios a Homens e Críticas a Mulheres.

Comentários do Facebook